Fungibilidade significa que duas unidades com o mesmo valor podem ser livremente substituídas entre si. Por exemplo, duas notas de R$10 podem ser trocadas entre si, pois elas são funcionalmente idênticas a qualquer outra nota de R$10 em circulação (apesar de possuírem números de série distintos e desta forma não serem completamente fungíveis). O ouro provavelmente é o exemplo mais próximo de uma moeda física fungível, pois uma barra de 100g de ouro tem o mesmo valor que outra barra de 100g de ouro com a mesma pureza. O Monero é fungível devido à natureza privada de sua moeda, que não fornece nenhuma maneira de vincular as transações, nem de rastrear o histórico de nenhuma moeda em particular. Uma unidade de Monero (1 XMR) é funcionalmente idêntica a qualquer outra unidade de Monero.
A fungibilidade é uma grande vantagem que o Monero possui em relação ao Bitcoin e a quase qualquer outra criptomoeda, devido à privacidade inerente da @blockchain do Monero e à natureza rastreável da blockchain do Bitcoin. No Bitcoin, o passado de qualquer unidade da moeda (BTC) pode ser rastreada, por qualquer pessoa, desde o momento em que ela foi criada por um minerador (numa transação @coinbase) até os dias atuais. Portanto, se uma moeda de Bitcoin for usada para uma transação ilegal no passado, esse histórico ficará registrado na @blockchain por toda a eternidade. E isso significa que algumas pessoas não aceitarão ou estarão dispostas a pagar menos por uma unidade de Bitcoin que tenha um passado "sujo". Além disso, algumas empresas (como exchanges) são obrigadas a recusar o recebimento de bitcoins que já foram usados para atividades que são ilegais ou que violam os Termos de Serviço da empresa. Atualmente diversas empresas que aceitam Bitcoin já estão bloqueando, suspendendo ou até mesmo encerrando contas de usuários que recebem Bitcoins provenientes de sites de apostas online ou de outras atividades ilícitas.
Desde a sua concepção, o Monero foi cuidadosamente projetado para resolver os problemas de rastreabilidade e de ausência de fungibilidade que existem no Bitcoin e em outras criptomoedas. Por ter transações completamente confidenciais, não é possível criar uma lista negra de certas unidades de XMR ou de endereços de Monero. O Monero fornece fungibilidade de verdade, além de todos os benefícios de uma blockchain permanente, segura e descentralizada.